Páginas

quarta-feira, 27 de março de 2013

O que é EFT?


  Recentemente tive meu primeiro contato com uma técnica chamada EFT e depois de um bom tempo resolvi compartilhar com vocês. Mas o que é EFT?

  A EFT - Emotional Freedom Techniques (Técnica de Libertação Emocional) consiste no desbloqueio dos canais energéticos, chamados de meridianos, enquanto o indivíduo se sintoniza em um problema. Estes são os mesmos meridianos estudados há milênios pela acupuntura e pode-se dizer que a EFT é uma “versão emocional” desta outra técnica, sem no entanto precisar do uso de qualquer tipo de agulha.
  O desbloqueio é realizado através de leves batidas com as pontas dos dedos nos terminais destes meridianos, enquanto o paciente está sintonizado no problema através da repetição de frases lembretes (frases que indicam ao sistema energético o que está sendo tratado). Este processo é simples, porém muito poderoso, trazendo resultados profundos, rápidos e duradouros, promovendo a saúde física e emocional.
  A EFT foi desenvolvida através de descobertas do psicólogo americano, Dr. Roger Callahan, PhD, praticante de acupressão (acupuntura sem agulhas) e outras técnicas energéticas (cinesiologia aplicada). A junção e simplificação desses conhecimentos deu origem a EFT. Não precisa ter conhecimento de acupuntura para aprender a EFT. A técnica é simples, dá resultados normalmente bem surpreendentes e você pode se auto aplicar (ou aplicar em terceiros).
  O grande diferencial do método, é que os bloqueios emocionais são trazidos a tona durante a aplicação através das lembranças e memórias que são estimuladas através da fala e do pensamento, para que sejam eliminados e desbloqueados de forma permanente, através das batidas nos terminais dos canais energéticos. 
  Os resultados da aplicação desta técnica é a resolução de problemas emocionais, algumas vezes em poucos minutos, até mesmo em questões aparentemente difíceis e profundamente enraizadas. Uma única sessão (com 50 minutos de duração, conduzida por uma pessoa experiente) é geralmente suficiente para eliminar completamente uma fobia, ou para eliminar a dor de uma memória traumática, uma mágoa entre muitos outros problemas específicos. Alguns problemas, no entanto, podem exigir persistência e dedicação, pois depende da quantidade de bloqueios energéticos que a pessoa guarda.
  Aprendemos na EFT que as emoções negativas estão ligadas a uma interrupção no fluxo energético do nosso sistema, e, uma vez que este fluxo seja restabelecido, o sentimento negativo desaparece. A EFT é talvez a técnica mais eficaz para restabelecer este fluxo, e o faz em poucos minutos, e é por isso que os resultados são simplesmente espantosos.
  Basicamente, qualquer sentimento negativo pode ser tratado: raiva, mágoa, tristeza, culpa, frustração, medo, fobias, memórias traumáticas, ansiedade, obesidade, vícios, autoestima baixa, problemas de relacionamento, dores crônicas ou não, pressão alta, diabetes, asma, atrite, alergias de todos os tipos, e etc... Você pode se perguntar como é que é possível melhorar males físicos se a EFT é para problemas emocionais?
  Acontece que há uma ligação inseparável entre as doenças físicas e problemas emocionais, e isto está se tornando cada vez mais aceito por médicos e cientistas. Quando aliviamos sentimentos negativos com a EFT, as doenças físicas cedem parcial ou totalmente. Ainda que estejamos direcionando a EFT para o
problema físico os resultados são muitos bons, pois, na verdade, a técnica está trabalhando o fator emocional por trás da doença, mesmo que este seja desconhecido por parte do terapeuta e do cliente.


Em breve continuarei apresentando esta técnica e resumirei aqui a melhor forma de aplicá-la. Se tiverem dúvida, sugestões, críticas, por favor compartilhem conosco.

Sds,

AdR

Nenhum comentário:

Postar um comentário