Páginas

quarta-feira, 27 de março de 2013

EFT parte 2


  Continuando a apresentação dobre a técnica EFT, segue o que é conhecido como Receita Básica:

  Receita básica é o procedimento genérico padrão da EFT, que é aplicado para todo tipo de problema físico e emocional. Durante a Receita básica, nós vamos falar sobre o problema que desejamos tratar e vamos tocar em pontos energéticos do corpo (terminais de meridianos de acupuntura).
  Na primeira leitura, a Receita Básica pode até parecer um procedimento um pouco confuso e complicado, mas quando se demonstra ao vivo ou em vídeo, é muito fácil compreender.

  1 – Frase de Preparação – Importantíssima. A EFT combina sempre o ato de falar ao mesmo tempo que estimulamos pontos de acupuntura. Existe um modelo de frase que você deve seguir para iniciar a sua “rodada de EFT”. Esta Frase de Preparação serve para anular uma possível Reversão Psicológica que possa existir, permitindo que a “rodada da Receita Básica” seja bem sucedida. Ao formular esta frase, você irá encaixar o problema que deseja tratar.
  Modelo genérico de Frase de Preparação:

“Embora eu tenha esse problema (no lugar da palavra “problema” você vai citar o que deseja tratar), eu me aceito profunda e completamente”. Embora possa ser dita apenas em pensamento, recomenda-se falar a Frase de Preparação em voz alta, com ênfase e entusiasmo para proporcionar melhores resultados.
A frase deve ser repetida 3 vezes, enquanto se esfrega o “Ponto do Golpe do Karatê” (conforme ilustração a seguir).



  2 – Frase lembrete – Depois de utilizar a Frase de Preparação no ponto do Karatê, vamos usar a Frase Lembrete nos outros pontos da rodada da EFT. Esta Frase Lembrete serve para manter o sistema energético sintonizado no problema, ou seja, serve para manter a interrupção do fluxo da energia a tona. É importante que o bloqueio seja trazido a superfície e que se mantenha, para que possa ser desbloqueado e curado com os toques nos canais de energia. 
  Após o procedimento da Frase de Preparação, deve-se partir para os toques nos terminais energéticos (todos os pontos serão ilustrados mais adiante). Em cada ponto a ser estimulado, a Frase lembrete será repetida apenas uma única vez, ao mesmo tempo em que os toques serão realizados repetidas vezes em cada ponto.
  Exemplo: 
  Frase de Preparação: “Apesar de estar com esta dor de cabeça, eu me aceito profunda e completamente”
  Frase Lembrete: "Dor de cabeça"


  Algumas pessoas não querem dizer a frase pois acham que vão estar aceitando e se conformando com o problema e dessa forma não vão mudar. É preciso esclarecer. Na verdade, o sentido terapêutico da frase, é fazer a pessoa reconhecer que tem um problema, mas que mesmo assim ela se ama e se aceita. Admitir isso já é um primeiro passo para a cura. Negar o problema é mantê-lo escondido. Por tanto, se houver esse tipo de resistência, é necessário explicar o sentido e o propósito da frase. É como se você dissesse: “Eu reconheço que tenho tal sentimento negativo (ou um defeito) mas eu me amo de qualquer forma”. 

  3 – Toques nos terminais dos meridianos energéticos – Serve para mandar energia para todo o canal do meridiano, dissolvendo os bloqueios ao longo do caminho. Os toques mandam uma onda de energia que entram pelos meridianos, são canais por onde flui a energia do corpo. Essa onda vai desbloqueando os pontos ao longo do caminho. Os toques são dados com as pontas dos dedos, repetidas vezes, de forma contínua e firme, sem, no entanto, machucar ou forçar. Ao mesmo tempo em que os toques são dados repetidas vezes em cada ponto, a Frase lembrete é dita uma única vez apenas a cada ponto.

  Obs: Não precisa contar o número de toques nos pontos. Existe uma indicação de que se deve tocar 7 vezes em cada ponto, mas este número, na verdade, serve apenas como referência.



  Particularmente eu sigo a seguinte ordem:

1- Ponto do Golpe de Caratê (com a Frase de Preparação)
2- Ponto Início da Sobrancelha
3- Ponto do Lado do Olho
4- Ponto Embaixo do Olho
5- Ponto Embaixo do Nariz
6- Ponto Embaixo da Boca
7- Ponto Osso Clavícula
8- Ponto Embaixo da Axila
9- Ponto Embaixo do Mamilo
10- Ponto do Dedo Polegar
11- Ponto do Dedo Indicador
12- Ponto do Dedo Médio
13- Ponto do Dedo Mindinho
14 - Ponto Gama ("costas da mão")
15- Ponto Topo da Cabeça

  Porém a ordem não importa muito.

 Uma boa tarde a todos!

 AdR.








Nenhum comentário:

Postar um comentário